Decocção: técnicas de laboratório para análise química, que consiste em manter um material vegetal em contacto durante certo tempo com um solvente (nomalmente água) em ebulição. Existem semelhanças com o procedimento doméstico para preparo de alimentos.

Maceração: nome dado a uma operação química que consiste em retirar ou extrair de um corpo, certas substâncias que são consideradas princípios activos. Esses princípios activos podem ser posteriormente utilizados com certas finalidades, quer farmacológicas, quer químicas.

Tisana: tipo de infusão que consiste em adicionar ervas medicinais a água a ferver durante cinco ou seis minutos num recipiente tapado. Após esse tempo retira-se o recipiente do fogo, deixando descansar (ainda tapado) por cerca de 15 minutos. A tisana está pronta a ser consumida, após ser coada e colocada numa chávena.

Infusão: bebida que é feita, em geral, pela imersão de uma substância aromática em água quente ou a ferver.

Emulsão: mistura entre dois líquidos imiscíveis em que um deles (a fase dispersa) encontra-se na forma de finos glóbulos no seio do outro líquido (a fase contínua). Exemplos de emulsões incluem manteiga e margarina, maionese, café expresso e alguns cosméticos como cremes e loções. As emulsões mais conhecidas consistem de água e óleo.