Fitoterapia

O tratamento por meio de plantas medicinais, ou fitoterapia, consiste no emprego de plantas – caules, cascas, flores, folhas, raízes ou sementes, tanto de plantas selvagens como de ervas e especiarias culinárias, frutas e vegetais – para prevenir ou curar doenças.
Para a fitoterapia, o equilíbrio natural dos remédios à base de plantas é um meio mais eficaz de lutar contra a doença do que os medicamentos sintetizados, de ingrediente único, usados pela medicina convencional. Os fitoterapeutas acreditam que a utilização de plantas inteiras, que contêm uma enorme variedade de compostos, é a maneira ideal de ajudar a fortalecer os poderes curativos do próprio organismo e a restaurar os seus possíveis desequilíbrios.
Tal como a homeopatia, a fitoterapia é apropriada para doenças crónicas, de longa duração, como a alergia, asma, cistite, depressão, problemas digestivos, nevralgia, problemas menstruais, dificuldade respiratória, problemas de pele, tensão e infecções virais.

Homeopatia

A homeopatia baseia-se na teoria de que a causa de uma doença é semelhante à sua cura. Por isso, o tratamento implica a administração de uma pequena dose, muito diluída, de uma substância que, se tomada em doses maiores, provocaria os sintomas da própria doença.
Os homeopatas afirmam tratar quase todas as doenças, mas a maioria concorda que os seus métodos actuam melhor em casos de problemas crónicos, como dores de cabeça, alergias, doenças intestinais e asma. Por vezes, receitam-se remédios naturais como auxiliares de métodos alternativos como a acupunctura e a quiroprática. O tratamento homeopático vê cada paciente com um ser único.

Acupunctura

A acupunctura consiste na colocação, durante alguns minutos, de agulhas muito finas e descartáveis em pontos específicos do corpo localizados nos meridianos energéticos e relacionados com os órgãos onde se pretende intervir. O objectivo é a regularização da energia que circula através do meridiano associado ao problema ou disfunção em causa, restabelecendo o bem-estar e a saúde do paciente. As agulhas podem ser manipuladas segundo técnicas e com duração variáveis de acordo com o objectivo do tratamento.

Fototerapia

Esta terapia utiliza a luz natural ou artificial para tratar diversos problemas, desde problemas dermatológicos como a psoríase, doenças ósseas como o raquitismo ou doenças psíquicas como a depressão sazonal.
A fototerapia pode ser aplicada por um médico, um fisioterapeuta ou um psicólogo. Pode também fazer-se em casa, segundo as instruções de um profissional de saúde qualificado.

Hidroterapia

A hidroterapia consiste na utilização da água para tratar doenças, aliviar dores, induzir o relaxamento e manter a saúde em geral. Para efeitos terapêuticos, a água pode ser aplicada fria ou quente, em gelo ou em vapor. Os tratamentos podem ser banhos de imersão (habitualmente em água fria), imersão em tinas de água quente, banhos de assento, banhos de lama, banhos de vapor, saunas, chuveiros de pressão, fricções com sais, banhos de mangueira (escocês), compressas quentes ou frias, duches e irrigação intestinal (lavagem da parede interior do intestino grosso). A hidroterapia pode também consistir na ingestão de águas minerais com diversos efeitos terapêuticos.

Osteopatia

Literalmente, osteopatia significa doenças (patos) dos ossos (osteo), e tem como objectivo último tratar problemas do sistema músculo-esquelético, através de uma análise global do corpo e da sua postura.
O osteopata, como o "mecânico do esqueleto", é o terapeuta certo para executar as correcções a nível do esqueleto, quando estas se impõem e são adequadas, melhorando, significativamente, a qualidade de vida e reduzindo o sofrimento quotidiano que tais situações provocam.
Mais do que anular as consequências da doença, osteopata procura as suas causas para, mediante tratamentos manuais e naturais, “devolver” a capacidade de cura e equilíbrio ao corpo. As únicas ferramentas de que o osteopata dispõe são as mãos e a sua concentração
A osteopatia constitui um excelente complemento de todos os tratamentos de ortodôncia.

Quiroprática

A quiroprática é um sistema de tratamento baseado na convicção de que a base de uma boa saúde é a inexistência de obstáculos ao fluxo dos impulsos nervosos que têm origem no cérebro e medula espinal e daí partem para todas as partes do corpo. O tratamento começa pela pesquisa de alinhamentos anormais de vértebras na coluna do doente. Esses desalinhamentos, chamados subluxações, depois de localizados, são corrigidos por meio de manipulação destinadas a restaurar o curso normal dos impulsos nervosos. Muitos quiroterapeutas fazem também recomendações acerca da nutrição e exercício, mas não receitam medicamentos.

Aromaterapia

A aromaterapia consiste na utilização de óleos extraídos de plantas aromáticas para atenuar ou aliviar doenças. Dependendo da planta, o óleo aromático, ou essencial, é extraído das folhas, flores, raízes, sementes, frutos casca ou resina e diluído em água ou num óleo inodoro. Estas soluções podem ser aplicadas em massagens na pele, inaladas em vapor, adicionadas à água do banho ou usadas em compressas.
Os aromaterapeutas tratam de uma diversidade de problemas de ordem clínica e emocional, como dores de cabeça, tensão pré-menstrual, dores musculares, perturbações cutâneas, fadiga, insónias e stress. Contudo os benefícios clínicos não estão demonstrados, e os médicos atribuem-lhe apenas um efeito de placebo e de relaxamento.