Uva
Uva
A uva é uma das frutas mais apreciadas pelo homem, desde a mais remota antiguidade. A uva actua sobre o fígado, sobre os rins e intestinos. Graças ao fermento que contem, a uva favorece a mudança da flora bacteriana do intestino, uma vez que a glicose prepara um meio favorável para a multiplicação dos germes “amigos” e um meio desfavorável para os germes patogénicos. Para o alcoolismo, artrite, cirrose, hemorróidas fazer a terapia das uvas.
Utilidades medicinais:
Anemia: tomar sumo de uva natural e concentrado frequentemente.
Pulmão (doenças): substituir, esporadicamente, refeições normais por uva, exclusivamente. Tomar frequentemente sumo de uva, não gelado.
Terapia das uvas: dois kg de uva (qualquer tipo) por dia – comer durante todo o dia, às três refeições. Passados os primeiros dias pode-se, conforme o caso, tomar maior quantidade. A uva pode ser ingerida em forma de sumo ou comendo ao natural. Para evitar a monotonia da dieta associa-se outras frutas suculentas. Não havendo contra – indicações, escolher – se – á para a terapia da uva o tipo de uva que mais lhe agrada o paladar. Quem não dispõem de condições para dedicar-se a uma terapia de uvas por vários dias em que esta fruta é alimento quase exclusivo, pode adoptar o seguinte programa: dois dias por semana com dieta exclusiva de uva por um ou dois meses, nos outros dias substitui-se esporadicamente uma refeição por fruta, como maçã, pêra ou mamão.