Ginseng


Ginseng
Panax pseudoginseng



O ginseng é uma das plantas mais conhecidas. A sua designação vulgar deriva do chinês renshen, que quer dizer “homem-raíz”, devido à forma da sua raiz delgada.
É uma planta perene de raiz aprumada e dividida.


Uso medicinal:

Tanto estimulante como relaxante do sistema nervoso central, estimula o vigor muscular, baixa os níveis de glicose no sangue e ajuda o corpo a suportar a pressão do dia-a-dia.
É indicado para casos de debilidade, particularmente depois de uma doença ou na velhice. Também é considerado útil para aumentar o vigor por períodos curtos de tempo, bem como para melhorar a resposta do corpo ao stress. Os Chineses utilizam o ginseng para a falta de apetite, esquecimento, inquietação, palpitações, insónia, transpiração e debilidade geral.
No entanto, não deve ser usado por mais de três semanas pela adaptação e perda de eficácia, não devendo ser tomado quando há uma doença inflamatória aguda ou para a depressão e ansiedade.
A parte medicinal da planta é a sua raiz de crescimento lento, colhida após quatro a seis anos, quando seu teor global de ginsenosídeo - o ingrediente ativo principal do ginseng - atinge o máximo.