Violeta


Violeta
Viola alba
Viola odorata




A violeta considerada virtuosa, caracteriza-se principalmente pela cor branca das suas flores e peculiar aroma. As flores possuem um néctar muito especial, verdadeiro elixir de beleza e longevidade.


Colheita:

As folhas colhem-se antes do nascer do Sol, as flores ao final do dia, e as sementes amadurecidas durante a tarde.

Forma de utilização:

Folhas e flores frescas em emulsão.
Emulsão: proporciona efeitos purificantes, vitamínicos, estimulante, refrescante e diuréctico. Deve tomar-se em jejum. A sua acção estimulante faz-se sentir de imediato, principalmente na memória e na visão interior, aumentando a capacidade criativa.

Flores secas em infusão.
Infusão: proporciona efeitos vitamínicos e diurético. Pode tomar-se após o almoço.

Sementes em decocção e maceração.
Decocção: proporciona efeitos depurativo, (purifica o sangue, facilitando a eliminação dos resíduos mediante uma acção diurética ou laxativa) expectorante, digestivo, antioxidante e emoliente. Pode tomar-se após o almoço.


As tisanas estimulam a actividade da enzimas responsáveis pelo processo digestivo, sensibilizam o paladar, tornando-o mais selectivo e naturalmente, passa a rejeitar o café, o álcool, doces e outros alimentos que criam dependência.
As tisanas utilizam-se também no tratamento externo. A emulsão, aplicada directamente na pele, produz uma agradável sensação de frescura e suavidade, dando um aspecto mais jovem.