Orégãos


Orégãos
Origanum vulgare




O nome deriva de duas palavras gregas: oros, que quer dizer montanha, e ganos, que quer dizer esplendor. De facto, na época da floração, que vai de Maio a Julho, esta planta embeleza e perfuma o seu habitat.
Segundo registos antigos, as inflorescências concentram as virtudes intrínsecas da planta. O seu aroma de condição bastante volátil e inebriante traduz-se no aumento de energia. Pode ajudar a aliviar dores, mesmo as mais renitentes (por exemplo, as dores de cabeça). Uma almofada cheia de inflorescências secas proporciona um alívio rápido nas dores provocadas pelo torcicolo e afasta o sono durante algumas horas. Um ramo de orégãos floridos vai criando uma atmosfera agradavelmente aromatizada propícia ao entusiasmo e alegria.

Colheita:

Colhem-se as inflorescências conforme vão atingindo a plenitude e colocam-se na vertical de modo a não se amachucarem. Por último corta-se o caule principal a uns 5cm do solo.

Forma de utilização:

Inflorescências frescas em emulsão.
Emulsão: proporciona efeitos purificante, antidepressivo, estimulante, analgésico e estomáquico (favorece a digestão gástrica). Toma-se em jejum ou no intervalo das refeições.

Inflorescências secas em infusão ou maceração.
Infusão: proporciona efeitos depurativo, antiespasmódico, expectorante, anti-séptico (destrói os germes ou inibe o seu desenvolvimento, pelo que evita o contágio; serve para desinfectar as feridas e certos órgãos) e febrífugo. Pode tomar-se após o almoço, evita a astenia (fraqueza) e a sonolência.
Garguejos com uma tisana bem aromatizada produzem uma agradável sensação de limpeza e frescura, desobstruindo as vias respiratórias, aliviando o catarro, as dores de garganta, os efeitos da nicotina e da poluição atmosférica, tornando o paladar mais apurado para apreciar e seleccionar melhor os sabores naturais.
As tisanas utilizam-se também no tratamento externo. Compressas frias, bem aromatizadas, aliviam dores, espasmos, cansaço e produzem uma sensação de bem-estar geral. Compressas com uma temperatura amena são muito eficazes no estado febril. Ajudam a baixar a temperatura e ocasionam simultaneamente um aumento de vitalidade.