Erva-dos-gregos
Agrimonia eupatoria
A agrimónia é uma planta anual que se encontra normalmente nas montanhas, nas áreas mais soalheiras e de solos argilosos. Floresce no início do mês de Abril.
É, desde os tempos mais remotos, muito apreciada pelos seus fins medicinais. Já Teofrasto, filósofo grego (300 a. C.), lhe atribuiu o poder de curar as doenças do fígado, de melhorar a visão e a memória. Também, Hipócrates, médico grego (337 a. C.) a reconheceu como antídoto do veneno dos répteis ofídios.
Utiliza-se os caules, as folhas, as sementes, as inflorescências que revestem a parte superior do caule principal e apresentam uma cor amarelo-dourada.
Colheita:
As folhas verdes devem colher-se ao fim de atingirem o seu total desenvolvimento e enquanto se mantiver o tom verde-vivo.
O momento mais adequado para a colheita é antes do nascer do Sol.
As sementes colhem-se quando adquirirem a maturação e sempre no final da tarde.
Forma de utilização:
Inflorescências em emulsão.
Emulsão: proporciona uma maior eficácia, destacando-se os seguintes efeitos: purificador, antioxidante, estimulante, vitamínico, antipodágrico (cura a gota) e diurético. Toma-se em jejum.
Folhas verdes em infusão.
Infusão: proporciona principalmente efeitos tónico e febrífugo (combate a febre ou evita os seus acessos). Pode tomar-se a seguir ao almoço.
Sementes em decocção ou maceração.
Decocção: proporciona um efeito energético e hepático. Pode tomar-se a seguir ao almoço.
Maceração: proporciona um efeito revigorante, emoliente (exerce um efeito calmante sobre a pele e mucosas inflamadas.) e antídoto dos venenos.
O produto obtido da maceração deve tomar-se em pequenas doses e nos intervalos das refeições, como medida preventiva contra eventuais intoxicações. No caso de intoxicação alimentar, toma-se uma colher de sopa muito lentamente. A sua acção depurativa e suavizante emulsiona os resíduos tóxicos eliminando-os através das vias excretoras, sem causar desgaste ao nosso organismo.
Tisana: preparada com flores produz melhores efeitos contra cegueira diurna e nocturna.
Usa-se também para tratamentos externos. A aplicação de compressas frias sobre os olhos ajuda a melhorar a visão e faz desaparecer o edema em volta dos olhos conhecido por “papos”.