Alecrim


Alecrim
Rosmarinus officinalis


O alecrim é um arbusto vivaz que se encontra nas regiões montanhosas, surgindo até por entre as brechas de certas rochas. Pode chegar a atingir 2 a 3 metros de altura, ou ficar pequeno e robusto como um verdadeiro bonsai. Floresce desde o princípio de Outono continuando até à Primavera. É nesta fase que melhor se identifica a espécie considerada virtuosa, conhecida desde tempos remotos por alecrim-alvar, devido exactamente à brancura das suas inflorescências, enquanto que nas outras variedades as inflorescências apresentam tonalidades, brancas, lilases, roxas e rosas mais ou menos acentuadas, conforme as condições ecológicas do seu ambiente.
O alecrim cultivado em terrenos tratados com produtos químicos dá tonalidades mais roxas do que a mesma espécie no estado espontâneo. Em algumas zonas das serras de Monchique e da Arrábida pode ver-se alecrim no estado espontâneo, cujas inflorescências apresentam tonalidades brancas e rosas suaves, e muito próximo, mas no estado sub espontâneo, o alecrim ostenta uma cor roxa.
O alecrim é uma das espécies aromáticas mais conhecidas e apreciadas devido às suas vastas propriedades medicinais. A sua acção vivificante manifesta-se rapidamente na melhoria da memória. Atribuíram-lhe o poder de aumentar a beleza e a longevidade.


Colheita:

No alecrim alvar pode-se colher as folhas verdes durante todo o ano e sempre antes do nascer do sol.
As inflorescências que apresentam tonalidades lilases ou roxas não se devem colher porque provocam intoxicações. As suas cores e aromas têm uma acção repelente que afasta os mosquitos e outros insectos nocivos à saúde.

Forma de utilização:

Folhas verdes e inflorescências alvares frescas em emulsão.
Emulsão:
àfeita com as inflorescências proporciona uma melhor eficácia, destacando-se os seguintes efeitos: purificante, vitamínico, vivificante, galactogogo (aumenta a produção de leite das mães que amamentam) e antioxidante.
àpreparada com as folhas proporciona os efeitos: depurativo (favorece a eliminação das toxinas e dos resíduos do organismo), emoliente, tónico, diurético, expectorante, antiescorbútico (combate o escorbuto por meio de vitaminas, especialmente a vitamina C), revigorante, refrescante e aperitivo.
A emulsão aplicada directamente sobre a pele faz aumentar a tonicidade e dá-lhe um notável brilho. Também é muito eficaz para os cabelos. Aplicada após a lavagem, penetra no couro cabeludo fortalecendo as raízes e tornando os cabelos mais sedosos.

Inflorescências secas em infusão.
Infusão: proporciona efeitos depurativos e estimulantes.

As tisanas de alecrim tomam-se de imediato à sua preparação e preferencialmente em jejum e no intervalo das refeições.

A água de alecrim tornou-se famosa devido principalmente ao seu efeito rejuvenescedor. Também tem acções curativas contra tosses húmidas, clorose, escrófulas (gânglios no pescoço), etc.

Um banho bem aromatizado com uma infusão de alecrim proporciona uma acção estimulante que se traduz num bem estar geral.