Abacate

Abacate /abacateiro


O abacateiro é originário do México e aclimatado no Brasil. Pertence à família das Lauráceas, em que se incluem também a canela, o louro, o sassafrás, entre outros. Nutritivo e altamente energético, o abacate é o alimento dos tempos de recessão. Dentro dessa óptica, no Maranhão, já foi incorporado como complemento alimentar da população mais carente, sendo misturado com farinha de mandioca ou de milho. Possui um alto conteúdo de proteínas e sais minerais, mas a sua principal característica é a alta quantidade de gordura, proporcionando aproximadamente 162 calorias por cem gramas da fruta, o dobro da manga, duas vezes e meia o valor calórico da maçã e do abacaxi, mais de três vezes e meia o da laranja. Da fruta, aproveita-se quase tudo. Das folhas do abacateiro faz-se um chá que tem fama de ser diurético e carminativo, ou seja, que elimina gases intestinais. O caroço tostado e moído bem fino combate a diarreia e a disenteria. O abacate também é muito utilizado pela indústria de cosméticos, em forma de cremes nutritivos e hidratantes, champôs, emulsão protectora hidratante, creme de limpeza, mascara refinadora, creme de mãos e unhas, sabão cremoso, leite de limpeza, entre outros. É conhecido, também, pelos seus poderes afrodisíacos. Segundo a crença popular, a polpa do abacate é um óptimo estimulante sexual, assim como os seus botões florais. Quem sofre de dor reumática e dor de gota possui no azeite de abacate um bom remédio.

Utilidades medicinais:

Aftas: mastigar folhas tenras, bem lavadas, de abacateiro.
Amigdalite: gargarejar com o chá das folhas do abacateiro, combinando-o com chá da tanchagem para maximizar o efeito.
Bronquite: beber chá morno de abacateiro, duas a quatro chávenas por dia. O efeito é melhor quando se toma este chá às colheradas misturado com própolis (substância resinosa obtida pelas abelhas) e chá de guaco.
Cansaço: afirma-se que a folha de abacateiro contém propriedades revitalizantes. Beber, esporadicamente, o chá juntamente com mel e limão.
Caspa e queda de cabelo: misturar meio abacate, meio limão, uma colher de mel e massajar durante quinze minutos o couro cabeludo duas vezes por semana.
Diarreia: tostar o caroço e tritura-lo bem fino. Dissolver duas colheres de chá deste pó numa chávena de água morna. O efeito é mais eficaz se, em vez da água, for utilizado o decoto dos brotos da goiabeira.
Digestão: recomenda-se o chá das folhas do abacateiro para a dispepsia atónica.
Dor de cabeça: aplicar compressas mornas, embebidas no chá das folhas do abacateiro, na cabeça. Para melhor efeito beber também o chá.
Gota: ralar um caroço de abacate, deixá-lo de molho em 250 ml de álcool durante uma semana e massajar os locais afectados todas as noites com a mistura obtida.
Tosse: beber o chá das folhas do abacateiro, morno, com mel, tomado aos goles.
Vermífugo: lavar e moer bem a casca do abacate, e misturar em partes iguais com raspa de limão; acrescentar mel e tomar em jejum uma colher de sopa.