Melancia

Melancia

A melancia é produzida por uma planta da família das Cucurbitáceas, a que pertencem também o melão, o maxixe, o pepino, a abóbora, a bucha e o chuchu. É oriunda da Índia e aclimatada no Brasil, sendo cultivada em todos os Estados do país. Outros nomes botânicos para a melancia são Citrullus Vulgaris e Citrullus lanatus (Thunb) Mansf. Ideal para os dias quentes e para quem quer emagrecer, a melancia é uma das frutas mais ricas em vitaminas vendidas no Brasil. As sementes da melancia são utilizadas em algumas regiões do país para fazer uma bebida diurética e vermífuga, denominada orchata.


Utilidades medicinais:

Ácido úrico: fazer refeições exclusivas de melancia três dias por semana durante quatro semanas.
Alcoolismo: 200g de melancia com semente, junto com um copo de água, triturar, coar, acrescentar três colheres de mel, tomar dois copos do sumo obtido acrescentando gelo.
Disfunção eréctil: triturar 50g de semente de melancia junto com 15g de raiz de gengibre com um copo de água, coar, adoçar com uma colher de mel, tomar duas vezes ao dia um copo de manhã e um à noite.
Febre: beber o sumo de melancia fresco ou aplicar compressas da casca de melancia sobre o abdómen, se houver causa intestinal.
Ferimento (dores produzidas por): triturar as sementes em água com mel (liquidificador). Aplicar cataplasmas locais, renovando sempre.
Garganta (doenças): proceder como indicado para o reumatismo
Respiratórias (doenças): comer esporadicamente melancia, substituindo uma refeição por esta fruta.
Reumatismo: fazer refeições só de melancia, esporadicamente. Passar um ou dois dias por semana, durante algumas semanas, não seguidas, só com melancia. Manter repouso nos dias de dieta com melancia.
Urinárias (doenças das vias): proceder como indicado para o reumatismo. Triturar as sementes com um pouco de água no liquidificador, coar, e tomar três a quatro chávenas por dia.