Melão

Melão


O melão é produzido por uma planta da família das Cucurbitáceas, originária da Ásia e aclimatada no Brasil. Pertence à família da melancia. O melão produz um efeito dissolvente e oxidante sobre o sangue que se acumula nos ovários e tende a cicatrizar os vasos sanguíneos de uma forma natural, portanto convém às mulheres que sofrem de menstruações difíceis como também na idade da menopausa, pois regenera o sangue e normaliza o fluxo sanguíneo. Alimento rico em vitaminas A, possui também todo o complexo B e C, cálcio, ferro e fósforo. Possui alto conteúdo de celulose, que lhe dá uma função laxante suave. Recomendado nos casos de gota, reumatismo, artrite, obesidade, colite, prisão de ventre, afecções renais, nefrite e cistite.

Utilidades medicinais:

Disenteria: triturar as sementes em água e um pouco de mel e em seguida coar. Tomar três chávenas por dia, morno e bem diluído.
Estômago (doenças): tomar esporadicamente o sumo de melão. Substituir refeições por este sumo. Triturar as sementes em água e mel; coar e tomar morno e bem diluído, três chávenas por dia.
Febre: proceder como indicado para a disenteria, com a diferença de que o liquido ali indicado deve ser tomado fresco em caso de febre.
Hepática (insuficiência): proceder como indicado para as doenças do estômago.
Inapetência: triturar as sementes em água e mel (no liquidificador). Coar e tomar bem diluído, duas horas e meia antes da refeição.
Menstruais (cólicas): beber sumo de melão triturado com sementes, dois copos três vezes ao dia.
Ovários, doenças (mioma): fazer a terapia do melão: comer meio melão todos os dias ao pequeno – almoço durante trinta dias.
Reumatismo: fazer refeições só de melão, esporadicamente. Passar um dia ou dois por semana só com melão, quando se deve manter repouso.