Morango
Como fruta, raramente há quem não aprecie o morango, seja no seu estado natural, seja preparado em conserva. Antes de ser usado, o morango precisa de ser cuidadosamente lavado. O que é indispensável de vários pontos de vista. Os horticultores combatem as pragas dos morangueiros com o auxílio de compostos de cobre e outros fungicidas e insecticidas venenosos. E pode haver horticultores não esclarecidos, que reguem as suas plantações com água poluída. Daí o grande perigo de tifo, paratifo e outras moléstias contagiosas. Se o morango é de procedência duvidosa, deve ser banhado em sumo de limão, que minimiza o perigo das doenças faladas até agora. Quando for necessário guardar o morango por um dia ou dois pode-se coloca-lo em ligeiras camadas sobre uma peneira e guarda-lo num lugar suficientemente fresco.
Utilidades medicinais:
Ácido úrico: recomenda-se substituir esporadicamente algumas refeições por morango, exclusivamente. Além disso, convém passar um ou dois dias por semana, na época desta fruta, só com morangos, quando é indicado repouso.
Artrite/gota: fazer refeições exclusivas de morango dois dias por semana, durante quatro semanas.
Bexiga: tomar de manhã em jejum uma colher de sopa de sumo de morango puro.
Catarros pulmonares: proceder como indicado para o ácido úrico. Tomar xarope de morango: cozinhar o sumo de morango com mel (metade de cada um) aproximadamente durante uma hora. Tomar uma colher de chá de hora em hora.
Diarreia crónica: tomar chá das folhas de morangueiro.
Diurese: o aparo da raiz é diurético.
Febre: tomar um copo de sumo de morango três vezes ao dia.
Reumatismo: substituir refeições pelo uso exclusivo de morango. Passar um ou dois dias por semana só com morango, quando se deve manter repouso.
Rins (doenças): proceder como indicado para o ácido úrico. Pode-se fazer refeições exclusivas de morango amassado com mel.
Vermífugo: proceder como indicado para o ácido úrico.