Ameixa
A ameixa é produzida por uma árvore da família das Rosáceas, a ameixeira, que é originária da Pérsia, do Cáucaso e da Ásia Menor. Aclimatada nos Estados do Sul, apresenta um grande número de variedades. Várias frutas pertencem também á família das rosáceas: amêndoa – amarela, nêspera, morango, maça, maça, damasco, cereja, pêssego, pêra, framboesa, etc.
Utilidades medicinais:
Anemia: a ameixa seca é rica em ferro e portanto convém à dieta contra a anemia ferropriva (causada por carência ferro).
Aterosclerose: incluir copiosamente a ameixa fresca na alimentação ajuda a prevenir e a amenizar o processo.
Bronquite: deve-se usar abundantemente a ameixa fresca e a ameixa cozida. Misturar mel e própolis ao caldo do cozimento da ameixa e tomar uma colher de hora de sopa de hora em hora.
Prisão de ventre: beber a “água de ameixas”: deixar de molho, durante a noite, algumas ameixas e de manha beber a água e comer as ameixas.
Resfriado: descaroçar algumas ameixas secas e assar no forno. Quando estiverem bem duras, moê-las finamente. Acrescentar uma colher de sopa deste pó a uma chávena de água quente. Deitar algumas gotas de sumo de limão e adoçar com um pouco de mel e beber quente.
Tosse: tomar a mesma preparação indicada em resfriado, aos goles.