Banana
Originária da Ásia Meridional, de onde difundiu para a África e América. É uma fruta deliciosa, nutritiva e medicinal. Conhecida como um dos mais completos alimentos, a banana constitui uma inesgotável fonte de hidratos de carbono, potássio, sódio, fósforo, cloro, magnésio, enxofre, silício, cálcio, vitaminas A, B1, B2 e C. É nacionalmente conhecida como calmante intestinal, por estimular o apetite e as funções digestivas, graças a uma substancia oleosa presente na sua composição, de efeito adstringente, que suaviza o intestino delgado, grosso e recto, sendo aplicada em casos de diarreia aguda ou crónica.
Utilidades medicinais:
Anemia: a banana não é muito rica em ferro mas tendo em vista a sua boa aceitação, que facilita um consumo liberal, 3 a 5 unidades pode contribuir aproximadamente com 20% a 30% da quantidade de ferro requerida para um dia.
Asma: assar a muda pequena da bananeira maçã, com raiz e tudo, cortada em rodelas. Depois espremer para obter o caldo, misturar com mel de abelha e tomar diariamente um cálice.
Cãibras: comer duas bananas por dia.
Contusões, feridas e queimaduras: aplicar no local afectado a casaca de banana (parte interna) a cada 2 horas.
Depressão: pequeno-almoço exclusivo de banana, durante uma semana.
Desnutrição: a banana pode ser incluída no programa alimentar de convalescentes de desnutrição, visto que é um alimento rico em calorias e vitaminas. Seria vantajoso inclui-la no lanche escolar.
Obesidade: os obesos não devem abusar da banana. É preciso usa-la com regra. Algumas refeições esporádicas exclusivas de banana prata (1 ou 2 unidades pequenas são indicáveis).
Paralisia: as doenças neurológicas que levam a paralisias são as vezes tratáveis com vitaminas do complexo B. A banana, como fonte dessas vitaminas é adequada nesses casos como elemento dietético.
Pneumonia e doenças de pulmão: descascar 3 bananas maduras, colocar na forma, acrescentar 4 colheres de mel e levar ao forno por 30 minutos, e comer ainda morno.