Laranja

Laranja


A laranja é uma fruta que, no Brasil, tem decidida preferência e largo uso, quer pela sua importância como alimento, quer pelo seu valor medicinal. Depois da banana, a fruta mais procurada e apreciada pele espécie humana é a laranja.

Utilidades medicinais:

Ácido úrico: recomenda-se substituir refeições pela laranja, exclusivamente. Pode-se substituir o desjejum ou jantar, durante vários dias.
Apetite: cerca de duas horas antes da refeição, recomenda-se chupar uma laranja do tipo seleta, bahía ou pêra.
Asma: proceder como indicado para o ácido úrico. Na fase aguda recomenda-se beber o sumo morno, aos goles.
Hemorróidas: recomenda-se chupar algumas laranjas por dia, e comer o bagaço, bem mastigado. Pode-se fazer uma refeição exclusiva de laranja, comendo-se o bagaço.
Digestão (estimulante): recomenda-se substituir, esporadicamente, uma refeição por laranja.
Diurese: fazer refeições exclusivas de laranja ou do seu sumo, apresenta um efeito notoriamente diurético.
Dor de cabeça: dores de cabeça causadas pela hipoglicemia e pelo esgotamento, podem ser aliviadas chupando-se uma ou duas laranjas
Enxaqueca: juntar casca de uma laranja para um copo de água e ferver durante 15 minutos, e beber uma chávena. Aplicar a parte interna da casca de laranja na fronte. Obs. Não aplicar por mais de 20 minuto, a pois pode causar irritação na pele.
Febre: aquecer o sumo de uma laranja e acrescentar duas colheres de mel, e tomar em seguida. Repetir três vezes ao dia.
Gripe: recomenda-se tomar o sumo de laranja entre as refeições ou, simplesmente, chupá-la. Podem-se fazer refeições exclusivas de laranja. Ao deitar, tomar duas a quatro colheres de sopa de sumo bem aquecido misturado com própolis. Para cada colher de sopa podem-se usar 10 gotas de própolis (solução a 30%).